top of page

PIÁ 5

As crianças de quatro anos de idade vivem um momento de curiosidade e encantamento, de confronto entre a fantasia e a realidade, de muita energia corporal, de questionamentos, de grandes conquistas e avanços em relação à autonomia um momento intenso e cheios de descobertas e crescimento.

É uma fase plena de crescimento. A criança conta histórias incríveis; conta vantagem; ameaça; inventa justificativas; diz palavrões, fala muito em “cocô” e “xixi”. No fundo a criança está lutando, através desses impulsos, para se identificar a si mesma com a sua cultura e penetrar naquilo que ainda não conhece dela. Às vezes parece quase ter consciência do seu processo de desenvolvimento.

 Ter amigos e ser admirada é fundamental em suas relações pessoais. Nessa idade as crianças compreendem regras da escola, mas nem sempre se mostram dispostas a cumpri-las, querem fazer valer a sua vontade de ter ou fazer algo e muitas vezes pedem limite e contenção de um adulto, para retomar as combinações estabelecidas ao grupo.

 A brincadeira do faz de conta tem uma função importante é através dela que a criança se utiliza para organizar as questões da sua identidade e para compreender melhor a organização social. As diferenças de gênero também são perceptíveis nas relações sociais, que começam a se desenvolver de forma distinta. Meninas costumam envolver-se em disputas de liderança, seduzem as amigas com brinquedos, ficam bravas, usam os recursos da sedução e ameaças. Os desentendimentos entre os meninos também acontecem, mas, em geral, são desencadeados pela disputa de material, pelas brincadeiras de luta, geralmente, imitam os super heróis e muitas vezes ocorrem as agressões físicas, necessitando da intervenção do educador.

Em relação a autonomia, demonstram iniciativa para resolver pequenos conflitos, relatam suas ideias e fazem muitas perguntas, escolhem os amigos e brincadeiras, já conseguem cuidar de seus brinquedos e objetos pessoais.

bottom of page