top of page

SOBRE A ESCOLA

Conheça mais sobre a escola!

Nosso Primeiro Espaço (1984)

      O Clube Grêmio Náutico Gaúcho foi fundado em 1929, quando, oito jovens, que queriam reunir os amigos para praticar esportes e divertirem-se, imbuídos de muita ambição e determinação, resolveram fundar um clube náutico, no bairro Menino Deus.

      Em 1984, surgiu a ideia de oferecer um espaço no Clube, para as crianças brincarem. Naquela época, havia poucas pré-escolas no Bairro e a criação de uma escola infantil no Clube seria uma alternativa para que as famílias associadas o frequentassem com as crianças, durante a baixa temporada.

      No momento da decisão, várias pessoas foram envolvidas, e o trabalho da professora Maria Elizabeth Pires Imperico foi muito importante. Ela já atuava como professora de natação para as crianças do Clube, e a senhora Marta Gallo trazia ideias, por ser uma professora jardineira e por estar envolvida na diretoria. A Sra. Marta, junto com a professora Elizabeth, recebeu orientações da Secretaria de Educação para organizar a documentação e a estruturação física.

       O nome “Piazito” foi escolhido pela Sra. Marta, que dizia: “o filho do gaúcho é o piazito”. Então, assim ficou decidido, que a escola se chamaria “Jardim de Infância Piazito”.

     O Jardim de Infância Piazito foi reconhecido como estabelecimento escolar pela Portaria n.º 54.206, na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e publicada no Diário Oficial, de 28 de setembro de 1984.

      O Secretário Estadual de Educação e Cultura da época, Francisco de Paula Salzano Vieira da Cunha, face à Resolução n.º 111/74 e ao Parecer n.º 186/84, do Conselho Estadual de Educação, autorizou o funcionamento do Jardim de Infância Piazito, mantido pelo Grêmio Náutico Gaúcho, em Porto Alegre, sob a jurisdição da 37ª Delegacia de Educação, sediada no mesmo município e nos termos do Parecer n.º 249/84, da Unidade de Regimento Escolar da Supervisão Técnica desta secretaria, aprovando o regimento da referida escola, publicada no documento em 28/09/1984, protocolo n.º 40.102/83.

       A escola iniciou suas atividades com apenas duas salas, oferecendo matrículas para Jardim A e B, o que significava, naquele momento, atender crianças com 4, 5 e 6 anos de idade, nos turnos manhã e tarde. Não eram oferecidas atividades especializadas, as quais foram acontecendo no decorrer dos anos. A maior preocupação era a de oferecer um espaço para as crianças brincarem.

      Com o passar dos anos, as professoras foram especializando-se, estudando, sempre com o mesmo fim: aperfeiçoarem-se para proporcionar, cada vez mais, uma educação qualificada para as crianças, e, concomitantemente, as matrículas foram aumentando. Em poucos anos, os pais já  faziam fila para garantir a matrícula de seus filhos (a), o que acontecia por ordem de chegada. Por esse motivo, foi necessário trocar de prédio e aumentar as instalações da Escola.

     No decorrer de duas décadas de história, muitas pessoas que contribuíram para o crescimento e a manutenção da escola conforme as orientações da nova Lei para a educação infantil, são lembradas. Muitas foram as conquistas e os desafios em busca de uma educação de qualidade e de um espaço estruturado para a faixa etária das crianças.

      Em 1991, o Clube terceirizou a Escola, e, três professoras da época, Adriana Lopes Cardoso, Leila Mânica Severo e Maristela Mattos, assumiram a direção da escola e fundaram a empresa Edusporte Ltda., que existe, ainda hoje, e significa educação e esporte.

     A Escola tem muito a agradecer pelo carinho e pela colaboração dos ex-professores, ex-alunos e das famílias que fizeram parte da sua caminhada, bem como agradecer à Adriana Lopes Cardoso e à Fabiana Rizzolo Cardoso por terem aceitado o desafio de administrar esta pequena empresa, durante certo período.

      A Escola Piazito, atualmente, está sob a direção de Leila Severo Dal’Pizzol e Maristela Mattos da Rosa. Por estar localizada nas dependências do GNG, a meta da Escola sempre esteve associada a relação educação/ esporte, visando o desenvolvimento integral da criança, proporcionando um espaço feliz, seguro e adequado à faixa etária das crianças, sempre respeitando a individualidade de cada uma.

      Em 2005, a Piazito, como carinhosamente é chamada a Escola, passou a receber crianças a partir de um ano de idade, e não fechar suas portas nos meses de janeiro e fevereiro, mas somente nos recessos de Natal, Ano-Novo e Carnaval.

Em 2009, foi inaugurado o 2º piso, ficando a escola com 650 m² de área específica para as atividades com as crianças.

Com apoio do Clube e da direção da Escola, foram construídas novas salas, uma brinquedoteca, uma sala de convivência para professores, dois sanitários infantis, um sanitário adulto e estruturaram-se fisicamente os setores de psicologia e de coordenação pedagógica.

     Em maio de 2015, inauguramos com as famílias um novo espaço a “casa nova” assim chamada pelas crianças. Esse imóvel na rua Rafael Saaadi 137, adquirido na Gestão do Presidente Nelson João Heck, tem com o objetivo ampliar o espaço físico da Escola de Educação Piazito. Para isso, o serviço dos funcionários do clube foi fundamental para a realização da obra que foi planejada de acordo com as nossas necessidades para proporcionarmos um melhor atendimento aos pais e crianças, sendo assim, temos nesse espaço: recepção, secretaria, sala de direção, brinquedoteca, um banheiro adulto, duas salas de atividade, um banheiro infantil, praça infantil e cantinho da horta. Com essa novo ambiente, a escola atualmente possui um espaço interno de 804 m².

      Atualmente o objetivo da Escola Piazito é favorecer um ambiente saudável que promova o desenvolvimento integral da criança nas áreas afetiva, cognitiva e social, onde a criança possa explorar, descobrir e construir o mundo que a cerca, tornando-se autônoma, criativa, na medida em que interage, participa, coopera e convive em grupo.

bottom of page