top of page

DEPOIMENTOS

Experiências dos pais de alunos da Escola Piazito

       Na Escola Piazito acreditamos que a Família é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças. Por isso é tão importante que os pais conheçam e participem da proposta da escola e possam adquirir conhecimento a respeito do desenvolvimento infantil, se conscientizar do valor dos vínculos interpessoais na família e promover os cuidados necessários para o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social.
Cuidar de uma criança não é um conhecimento que surge automaticamente, ele é adquirido por meio da experiência, com erros e acertos. O importante é ter consciência da importância das suas funções, da sua responsabilidade em cuidar e educar uma criança e sempre que possível refletir sobre suas ações e exemplos, podendo valorizá-la e corrigi-la com amor, tolerância e acolhimento para que a criança tenha um crescimento saudável.
       Sabemos que os seres humanos nascem em Famílias. Todos nós tivemos pai, mãe (mesmo que não os conheçamos, ou não tenhamos convivido com eles) e às vezes irmãos. Só nos tornamos humanos pela ação humanizadora da Família e do meio social. Nas relações familiares, através das experiências do cotidiano, aparecem emoções diversas: amor, ódio, rivalidade, ciúmes, inclusão, exclusão etc. É através destas experiências que constituímos nossa família.
       É importante saber que a criança desenvolverá autonomia se puder confiar em pais que a façam sentir-se segura e protegida. A partir desse sentimento, ela poderá testar novas coisas e aprender como funciona o mundo que a rodeia. É importante ensinar seu filho, por meio do diálogo, a encontrar soluções, e isso possibilitará à criança a começar a lidar com os conflitos e frustrações. A criança aprende que pode viver momentos de dificuldades e superá-los. A criança pequena tem em seus pais um modelo de identificação e muitas vezes de imitação. É com eles que vai aprendendo a estar no mundo.
        A firmeza é também o meio através do qual os pais vão orientando seus filhos a partir de regras e limites. Contudo, essas experiências são, muitas vezes, difíceis para os pais, que sofrem ao ter que frustrar seus filhos. Sentem a frustração imposta aos filhos como falta de amor, mas, ao contrário, a vivência de frustração, desde que não excessiva, é fator organizador para as crianças, orienta o mundo e as relações, e é imprescindível na socialização.
      Cada etapa do desenvolvimento da criança é influenciada pela presença ou ausência de uma base segura e pelo vínculo de afetividade e contenção que se estabelece entre ela e seus pais.
        As funções de pai e mãe necessitam ser transmitidas e exercidas para que o ser humano possa sentir-se seguro e amado.
       Na educação infantil deverá sempre existir uma parceria entre escola e família, pois é na infância que se estruturam as primeiras aquisições do ser humano, sendo a partir destas vivencias familiares e escolares que a criança se constitui como indivíduo.  

bottom of page