top of page

PIÁ 3

As crianças desta faixa etária estão deixando de ser bebês para se tornarem pequenos meninos e meninas. Faz parte destas mudanças, no caso de alguns, deixar o bico e as fraldas, aprender a dividir os brinquedos e as pessoas que gosta, especialmente seus familiares.

A escola age como parceira da família, incentivando a autonomia e valorizando as iniciativas da própria criança do auto-cuidado principalmente na alimentação e higiene. Além disso, acolhe as dúvidas dos pais, especialmente no processo de retirada de fraldas, bico e limites.

Os vínculos afetivos são facilitadores da aprendizagem e fazem com que a criança se sinta segura e feliz. Por este motivo adaptar-se na escola, vinculando-se as educadoras e colegas é foco principal de atenção.

A linguagem nessa idade passa a existir com mais clareza, as palavras passam a formar frases e as frases contam histórias que as vezes representam uma experiência vivida pela criança. Quando isso acontece, podemos considerar que esta se desenvolvendo a sua memória , raciocínio lógico. Contudo, algumas dessas histórias podem ser fruto de sua imaginação, pois é característico desta idade brincadeiras de faz de conta e fantasia, acontecendo de forma intensa através de contos conhecidos ou histórias inventadas. Acreditamos que o lúdico é ingrediente vital para uma infância sadia e um aprendizado significativo. Portanto as atividades direcionadas a aprendizagem também ocorrem de forma lúdica.

O brincar que anteriormente era egocêntrico, passa acontecer em pequenos grupos.

É fundamental além da presença estimulante das educadoras,respeitar a brincadeira pois as vezes as crianças montam cenários e definem papéis, não querendo a interferência do adulto, que permanece atento a conflitos que possam ocorrer pela disputa de brinquedos. Nestes momentos as crianças são incentivadas a se expressar com palavras,  a linguagem  esta mais evoluída tendo portanto condições de verbalizar seus sentimentos com mais clareza que no ano anterior.

Os movimentos acontecem com mais precisão demonstrando seu desenvolvimento motor. As crianças já são capazes de saltar com dois pés ao mesmo tempo, correr e subir escadas com firmeza. Participarem de jogos corporais, identificando partes de corpo e movimentos que já consegue fazer.

Sua maturação motora proporciona maior participação das aulas especializadas sendo capazes de realizar um maior número de movimentos diferentes.

Demonstra conhecimentos das noções matemáticas agrupando objetos e classificando-os por cor, tamanho.

Para um desenvolvimento saudável além de valorizar suas iniciativas, descobertas e conquistas em relação a autonomia, é essencial  continuar estabelecendo limites com regras claras e de fácil  compreensão.

bottom of page