top of page

MÚSICA

Nas atividades de música temos como objetivos: estimular a percepção auditiva, utilizando a música como principal recurso; reconhecer as partes do corpo e o som que estas podem produzir; desenvolver a memória musical e identificar o som de diferentes instrumentos musicais.

Através de histórias musicadas proporcionamos as crianças momentos de interação e atenção. As canções, brincadeiras, jogos de improvisação e cantigas de roda incentivam o grupo à socialização, o respeito e participação das atividades. O contato com brinquedos sonoros, os instrumentos musicais, artesanais, industrializados e de outras culturas estimulam a pesquisa e percepção de timbres, bem como os modos de ação e produção dos sons. Na exploração dos instrumentos musicais (os chamados instrumentos da bandinha), o violão e teclado do professor são solicitados pelas crianças para produzir diferentes sons e adquirir noções de ritmo. Ouvir, tocar e cantar são estímulos para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e da memória.

"O contato intuitivo e espontâneo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão (os jogos de mãos, tradicionais e presentes em todas as culturas caracterizam-se pelas brincadeiras rítmicas ou melódicas integrando texto e batimento com as mãos, realizadas por grupo de crianças) etc... são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem as necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva.” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, p.48)

bottom of page