top of page

PIÁ 2

Nesta turma geralmente as crianças estão tendo a experiência de frequentar a escola pela primeira vez. Por isso um objetivo muito valorizado é adaptar-se na escola, tolerar a ausência da mãe, estabelecer vínculo com as educadoras e  sentir-se seguro no novo ambiente. O vínculo com as educadoras e a escola facilitará seu desenvolvimento integral, que ocorre de forma acelerada em especial nos aspectos motores e de linguagem. Faz parte deste processo explorar diferentes ambientes, brincar com areia e terra; aprimorar-se fisicamente como caminhar, correr , subir e descer de escadas, explorar os  brinquedos e objetos. Nessa idade, o contato com outras crianças vai permitir o desenvolvimento da socialização que se intensifica a partir do terceiro ano.

As crianças de um a dois anos estão aprendendo a falar, indo do balbucio as frases. O educador estimula para que fale palavras novas, expresse seus sentimentos, necessidades e desejos, intermediando os relacionamentos e as resoluções de conflitos geralmente pela disputa de brinquedos.

Acreditamos que o lúdico é ingrediente vital para uma infância sadia e um aprendizado significativo. O brincar passa a se modificar, ao invés de apenas atirar objetos para que o adulto pegue, e levá-los a boca, os brinquedos adquirem uma função simbólica, de  forma que as boneca são “filhas” que “recebem de comer” com as panelinhas e são ninadas e os brinquedos mudam de função de acordo com a imaginação de cada criança.

Do ponto de vista emocional e social, a criança torna-se mais independente e autônoma ao vivenciar atividades simples como comer sozinha, usar colher, o copo, escovar seus dentes, lavar e secar suas mãos, realizando estas atividades com a supervisão das educadoras.

As atividades especializadas contribuem muito para o desenvolvimento de diversas capacidades das crianças, que experimentam através do lúdico a iniciação aos esportes  e adaptam-se aos poucos no meio aquático dentro da piscina.

É meta primordial nesta faixa etária, harmonizar os cuidados com os estímulos importantes para um desenvolvimento geral e coerente da criança, respeitando o ritmo de cada um,e sempre que possível oferecer colo,carinho e atenção as necessidades individuais.

bottom of page