top of page

O que o Piazito acredita?

  • Foto do escritor: Escola Piazito
    Escola Piazito
  • 28 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Afetividade & Relação família-escola

Na relação família e escola deve existir espaço para a expressão de sentimentos, da troca de experiências em relação ao desenvolvimento da criança. Esse vínculo afetivo entre pais e educadores é fundamental no processo de socialização e aprendizagem das crianças.

Respeito às crianças & Aprendizagens

O compromisso da Escola Piazito sempre foi – e sempre será- o de proporcionar um desenvolvimento integral à criança, entendendo-a como um sujeito de direitos, que merece carinho e respeito.

Respeito às individualidades

A partir da associação da Educação com o Esporte, a Piazito desenvolve a prática pedagógica cotidiana com respeito às particularidades e as potencialidades de cada criança. Acredita-se que cada criança é única, tem sua história e seu jeito próprio de ser e precisa ser cuidada e desafiada junto ao seu grupo de colegas, tendo em vista, sempre, sua individualidade.

Projetos pedagógicos

São desenvolvidos, ao longo do ano, diferentes projetos de estudos com as crianças. A escolha do tema dos projetos pode ser proposta pelo próprio grupo de crianças, pela educadora, pelas famílias ou pela equipe diretiva, com o objetivo de atender às necessidades e curiosidades das crianças, respeitando às características das diferentes faixas etárias.

Trata-se da exploração de um tema pertinente para aquele determinado grupo de crianças. Eles nascem da valorização, por parte dos educadores, das brincadeiras, hipóteses, atitudes e sentimentos das crianças. Os educadores, no Piazito, viabilizam os projetos pedagógicos prestando atenção ao que as crianças dizem e criando oportunidades reais para que elas possam relatar curiosidades, realizar pesquisas, fazer descobertas, construindo, dessa forma, novos conhecimentos e valorizando posturas positivas.

Limites

No Piazito acreditamos que amor e limites devem caminhar juntos! Quando se trata de limites, tanto o sim como o não são importantes, na mesma medida. Os limites devem ser construídos e para que isto ocorra é importante reforçar tudo o que se vê de positivo e não somente reprimir as coisas que não estão corretas. Sempre que se mostra para uma criança que a sua atitude não foi legal, mais do que castigar ou privar de algo, é importante fazê-la refletir sobre qual poderia ser a forma de fazer certo.

A figura de autoridade ouve e respeita a criança, por vezes agindo de forma mais dura, mas sempre buscando orientá-la. Quando a firmeza vem acompanhada de segurança e carinho, é mais fácil atingir os objetivos educacionais sem autoritarismo. Em outras palavras, dar limites é um ato que não se choca com o dar amor, atenção e carinho.

Brincar

Na escola Piazito, o brincar é levado muito, muito a sério! Ao longo da rotina, as crianças exploram brinquedos, jogos, fantasias, livros e sucatas nos espaços das salas, dos pátios e também em nossa brinquedoteca. Compreende-se que cada criança, através das brincadeiras, estabelece relações com os objetos, com as outras crianças e também com os adultos educadores elaborando seus sentimentos, suas experiências, as aprendizagens e os conflitos cotidianos. Brincar, portanto, é uma atividade estruturante, fundamental na infância e permeia os diferentes momentos da rotina em nossa escola!

Profissionais qualificados

Os profissionais que compõem o quadro docente da escola, e também os demais funcionários, acreditam e oferecem às crianças e suas famílias um trabalho realizado com profissionalismo, dedicação e amor. Para tanto, a equipe é formada por profissionais qualificados e cientes de sua importância na formação das crianças que frequentam a escola.

Características/O que se espera do Educador

Acreditamos que ser educador de criança pequena é ir além dos cuidados básicos, numa dosagem equilibrada de Cuidar e Educar. Investimos, a partir disso, na formação lúdica e teórica do Educador que deve conduzir sua prática cotidiana de acordo com a teorização educacional sobre a infância e, ao mesmo tempo, permitir-se a alegria e o prazer de brincar.

Adaptação

A chegada é nossa escola, é momento muito respeitado por nossa equipe. Trata-se da adaptação das crianças e suas famílias a um novo ambiente: sua rotina, regras, educadores e demais famílias. A adaptação envolve sentimentos ambíguos para famílias e crianças: trata-se de um movimento de separar-se e, ao mesmo tempo, de criar novos vínculos. Os educadores, no Piazito, compreendem isso e conduzem esse processo, encorajando os envolvidos a sentirem-se seguros, protegidos e acolhidos. Entendemos que esse processo de construção de vínculos é gradual e tem intensidade e tempo diferentes para cada criança e familiares. Dessa forma, acreditamos e respeitamos o processo de adaptação de cada criança, entendendo que a sólida construção do vínculo entre família e escola é a base para uma infância saudável e feliz!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page